O Arduino

 Hardware e Software Arduino




O Arduino é uma plataforma física de computação de código aberto baseada numa simples placa micro controladora, e um ambiente de desenvolvimento para escrever o código para a placa. Com ele é possível criar circuitos interativos através da leitura de dados com sensores conectados a sua placa, controlando uma variedade de luzes, motores ou outras saídas físicas. Projetos do Arduino podem ser independentes, ou podem se comunicar com software rodando em seu computador (como Flash, Processing, MaxMSP). O software de programação de código-livre pode ser baixado de graça.
            Seus mantenedores possuem um serviço de venda do produto pré-montado, mas também é possível ao usuário montar seu próprio sistema, por se tratar de uma plataforma de hardware livre.
            O projeto para sua realização começou na Itália em 2005, com a intenção de criar um sistema de prototipagem mais barato do que os disponíveis naquele momento, para a realização de projetos escolares. Desde então já recebeu uma menção honrosa na categoria Comunidades Digitais em 2006, pela Prix Ars Eletrônica e até 2008 já havia vendido mais de 50.000 placas.
O Arduino pode ser usado para desenvolver objetos interativos, admitindo entradas de uma série de sensores ou chaves, e controlando uma variedade de luzes, motores ou outras saídas físicas. Projetos do Arduino podem ser independentes, ou podem se comunicar com software rodando em seu computador (como Flash, Processing, MaxMSP.). Os circuitos podem ser montados à mão ou comprados pré-montados; o software de programação de código-livre pode ser baixado de graça.
            O software Arduino é um ambiente de código aberto escrito em Java e baseado na linguagem Processing e Wiring e foi esquematizado com o objetivo de introduzir programação a pessoas não muito familiarizadas com desenvolvimento de softwares.


                                            Figura 8 - Ambiente de Programação Arduino
Outra característica interessante do Arduino é que ele permite receber vários Shields em camadas. Shields são placas adicionais que podem ser encaixadas sobre o Arduino, permitindo uma infinidade de aplicações, tais como uma placa de rede como mostra a Fig. 9.

Figura 09: placa de rede adicionada sobre o Arduino

Existem diferentes tipos de Arduino e a tabela abaixo nos fornece alguns destes tipos e interfaces de acoplamentos

Tabela Interfaces e diferentes tipos de Arduino
Modelo
Descrição e tipo de conexão ao hospedeiro
Controlador
Serial Arduino
Serial DB9 para programação
ATmega8
Arduino Extreme 
USB para programação
ATmega8
Arduino Mini 
Versão em miniatura do Arduino utilizando montagem superficial
ATmega168
Arduino Nano
Versão menor que o Arduino Mini, energizado por USB e conectada por montagem superficial.
ATmega168/328
LilyPad Arduino
Projeto minimalista para aplicações portáteis, utilizando montagem superficial.  Por exemplo projetos e sistemas acoplados a roupas.
ATmega168
Arduino NG
USB para programação
ATmega8
Arduino NG Plus
USB para programação
ATmega168
Arduino BT
Interface Bluetooth para comunicação
ATmega168
Arduino Diecimila
Interface USB
Atmega168 em um pacote DIL28 (foto)
Arduino Duemilanove
Duemilanove significa "2009" em italiano. É energizado via USB/DC, com alternação automática
Atmega168 (Atmega328 para a versão mais nova)
Arduino Mega
Montagem superficial (com mais do que 50 portas)
ATmega1280 para E/S adicionais e memória
Arduino Uno
Utiliza Atmega8U2 para driver conversor Serial-USB, "Uno" significa "Um" em italiano.
Esta versão é considerada a versão 1.0 do projeto, sendo que as placas que sucederem a esta serão referenciadas.
ATmega328

O projeto Light Analyzer utilizará o Arduino Duemilanove (que significa dois mil e nove, em italiano). Abaixo algumas informações sobre ele.
           



Figura.10: Arduino Duelmilanove: Características básicas

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