Hardware e Software Arduino
O Arduino é uma plataforma física de
computação de código aberto baseada numa simples placa micro controladora, e um
ambiente de desenvolvimento para escrever o código para a placa. Com ele é
possível criar circuitos interativos através da leitura de dados com sensores
conectados a sua placa, controlando uma variedade de luzes, motores ou outras
saídas físicas. Projetos do Arduino podem ser independentes, ou podem se
comunicar com software rodando em seu computador (como Flash, Processing,
MaxMSP). O software de programação de código-livre pode ser baixado de graça.
Seus
mantenedores possuem um serviço de venda do produto pré-montado, mas também é
possível ao usuário montar seu próprio sistema, por se tratar de uma plataforma
de hardware livre.
O
projeto para sua realização começou na Itália em 2005, com a intenção de criar
um sistema de prototipagem mais barato do que os disponíveis naquele momento,
para a realização de projetos escolares. Desde então já recebeu uma menção
honrosa na categoria Comunidades Digitais em 2006, pela Prix Ars Eletrônica e
até 2008 já havia vendido mais de 50.000 placas.
O Arduino pode ser usado para desenvolver
objetos interativos, admitindo entradas de uma série de sensores ou chaves, e
controlando uma variedade de luzes, motores ou outras saídas físicas. Projetos
do Arduino podem ser independentes, ou podem se comunicar com software rodando
em seu computador (como Flash, Processing, MaxMSP.). Os circuitos podem ser
montados à mão ou comprados pré-montados; o software de programação de
código-livre pode ser baixado de graça.
O
software Arduino é um ambiente de código aberto escrito em Java e baseado na
linguagem Processing e Wiring e foi esquematizado com o objetivo de introduzir
programação a pessoas não muito familiarizadas com desenvolvimento de softwares.
Figura 8 -
Ambiente de Programação Arduino
Outra característica interessante do Arduino é
que ele permite receber vários Shields em camadas. Shields são placas
adicionais que podem ser encaixadas sobre o Arduino, permitindo uma infinidade
de aplicações, tais como uma placa de rede como mostra a Fig. 9.
Figura 09: placa de rede adicionada sobre o Arduino
Existem diferentes tipos de Arduino e a tabela
abaixo nos fornece alguns destes tipos e interfaces de acoplamentos
Tabela Interfaces e diferentes tipos de Arduino
Modelo
|
Descrição e tipo de conexão ao hospedeiro
|
Controlador
|
Serial Arduino
|
Serial DB9 para programação
|
ATmega8
|
Arduino Extreme
|
USB para programação
|
ATmega8
|
Arduino Mini
|
Versão em miniatura do Arduino
utilizando montagem superficial
|
ATmega168
|
Arduino Nano
|
Versão menor que o Arduino Mini, energizado por USB e conectada por montagem superficial.
|
ATmega168/328
|
LilyPad Arduino
|
Projeto minimalista para aplicações
portáteis, utilizando montagem superficial.
Por exemplo projetos e sistemas acoplados a roupas.
|
ATmega168
|
Arduino NG
|
USB para programação
|
ATmega8
|
Arduino NG Plus
|
USB para programação
|
ATmega168
|
Arduino BT
|
Interface Bluetooth para
comunicação
|
ATmega168
|
Arduino Diecimila
|
Interface USB
|
Atmega168 em um pacote DIL28 (foto)
|
Arduino Duemilanove
|
Duemilanove significa
"2009" em italiano. É energizado via USB/DC, com alternação
automática
|
Atmega168 (Atmega328 para a versão mais
nova)
|
Arduino Mega
|
Montagem superficial (com mais do que 50
portas)
|
ATmega1280 para E/S adicionais e memória
|
Arduino Uno
|
Utiliza Atmega8U2 para driver conversor
Serial-USB, "Uno" significa "Um" em italiano.
Esta versão é considerada a versão 1.0 do projeto, sendo que as placas que sucederem a esta serão referenciadas. |
ATmega328
|
O projeto Light Analyzer utilizará o Arduino
Duemilanove (que significa dois mil e nove, em italiano). Abaixo algumas
informações sobre ele.
Figura.10: Arduino Duelmilanove:
Características básicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário